Imprimir

IV SEMINÁRIO NACiONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES

-----------

ATENÇÃO: O prazo de submissão de trabalhos é 31 de Julho de 2016.

-----------

Este evento tem por objetivo construir caminhos de produção científica que contribuam com a visibilidade de diferentes grupos sociais e suas relações com as ciências humanas. Para tanto, convidamos pesquisadores e ativistas sociais para inscrever suas experiências neste evento, a fim de debatermos as formas pelas quais podemos desafiar nossas metodologias para incluir diversas espacialidades ainda negligenciadas pelo cânone científico e o processo de educação.

A valorização das espacialidades criadas por diferentes alteridades envolve a compreensão de que suas existências não são apenas locais, mas constituídas em múltiplas escalas interdependentes, desde a micro (imaginando a escala do corpo) até a macro (a escala do globo).

Os questionamentos que este seminário pretende discutir são os seguintes:

- Como os espaços podem se constituir em territórios de afirmação de grupos sociais diversos, considerando as margens e as variáveis hierarquias sociais como diferentes racialidades, etnias gêneros, religiões, segmentos socioeconômicos, sexualidades, identidades geracionais, pessoas com deficiências, estigmas e empoderamento éticos e estéticos?

- Como a escolha das escalas de análise permitem ou escondem a visibilidade de grupos sociais diferenciados?

- Como os espaços podem constituir espaços políticos de afirmações identitárias?

- Como as exclusões, as diferentes formas de hierarquias sociais, resistências e os empoderamentos culturais se organizam espacialmente?

- De que forma o espaço se estabelece enquanto forma de regulação ou de construção de autonomia?

 

Para mais informações, inscrições e submissão de trabalhos é só clicar aqui.